blank

Manutenção e Limpeza em Equipamentos de Aço Inox

Bonito e resistente, o aço inox é um material de fácil conservação. Através da limpeza adequada e rotineira é possível manter suas propriedades originais inalteradas, preservando sua resistência à corrosão, aparência e higiene. A limpeza é essencial para obter a máxima resistência à corrosão dos aços inoxidáveis. Mas lembre-se: o segredo da sua limpeza e manutenção está no uso de produtos e procedimentos corretos e no cuidado com que você trata o produto.


Mesmo no caso de incrustações mais resistentes, deve-se começar a limpeza com o método mais suave. A operação deve ser repetida um número razoável de vezes antes de recorrer aos métodos mais severos. Do brilho espelhado à superfície acetinada, o aço inox permite os mais variados acabamentos. Nenhum é melhor que o outro, nem requer tratamento diferenciado. O mesmo aço inox que embeleza sua casa ou edifício, levando praticidade e beleza às cozinhas, banheiros e demais aposentos, também é usado com grande sucesso em fachadas e instalações industriais. Nelas, entretanto, os cuidados com a limpeza devem ser redobrados para evitar imprevistos.

Limpeza de rotina Os melhores produtos para conservar o aço inox são a água, o sabão, os detergentes suaves e neutros e os removedores à base de amônia, diluídos em água morna e aplicados com um pano macio ou uma esponja de náilon. Depois basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio. A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto. Mas a limpeza de rotina também pode ser feita em máquinas de lavar pratos, e só quando a sujeira for intensa aconselha-se uma pré-lavagem. Essa limpeza rotineira remove facilmente as sujeiras mais comuns e seu uso constante quase sempre remove as sujeiras mais intensas, fazendo com que as manchas de superfície do aço desapareçam completamente.

Sujeira moderada / manchas leves No caso de sujeira moderada, quando a limpeza de rotina não for suficiente, aplique uma mistura feita com gesso ou bicarbonato de sódio dissolvido em álcool de uso doméstico até formar uma pasta, usando um pano macio ou uma bucha de náilon para passar na superfície do aço inox. Se preferir, use também uma escova de cerdas macias, tomando cuidado para não esfregar: faça-o sempre da maneira mais suave possível, dando passadas longas e uniformes no sentido do acabamento polido, caso houver. Evite esfregar com movimentos circulares. Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com pano macio. Por fim, enxágue e siga as etapas da limpeza de rotina.